top of page
Buscar

CGH RAFAEL - FASE DE INSTALAÇÃO

Atualizado: 12 de dez. de 2022

CINÉTICA ENERGIA LTDA


A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Rafael foi implantada pela empresa Cinética Energia Ltda, inscrita no CNPJ nº 11.227.272/0001-45, com sede na comunidade de Linha Paraíso, S/N, CEP: 89.740-00, Zona Rural do Município de Arabutã–SC.


As informações descritas neste blog tratam-se de ações desenvolvidas no escopo de cada Programa Ambiental específico da CGH Rafael, de modo a atender as condicionantes ambientais estabelecidas na Licença Ambiental de Instalação n° 8808/2016.


 

3º Semestre de Monitoramento Ambiental


As informações do 3° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Rafael, contemplam as atividades realizadas na área de implantação do empreendimento hidrelétrico entre os meses de Dezembro de 2018 a Fevereiro de 2019 (5° Trimestre) e Março a Maio de 2019 (6° Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades necessárias para implantação do empreendimento hidrelétrico. O acompanhamento das atividades do 3º Semestre de monitoramento ambiental da CGH Rafael, foi iniciado no mês de dezembro de 2018, sob supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, que realizou vistorias periódicas na obra, buscando verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar quando necessário, ações corretivas.




- Melhoria e abertura dos acessos


Buscando facilitar o tráfego de veículos na área de construção do empreendimento, ainda no primeiro semestre de monitoramento, foram feitas as aberturas dos novos e a melhorias dos já existentes acessos na área diretamente afetada da CGH Rafael. Neste semestre, apenas foram realizadas monitorias nas estradas, que por vez, apresentaram boas condições e não precisaram passar por melhorias.



- Construções Civis


No mês de janeiro (5º trimestre) as atividades de construção estavam voltadas para os locais de implantação da câmara de carga, conduto forçado e casa de força da CGH Rafael. Ainda neste mês foi procedida com a construção do barramento sobre o Rio Engano. Logo no início de fevereiro (5º trimestre) foi iniciada a construção do barramento projetado no lajeado Rafael, afluente pela margem direita do rio Engano.

No 6º trimestre de obras, fazendo uso de enceradeiras provisórias foi desviado o rio Engano, para construção da outra margem o barramento da CGH Rafael. Além disso, neste trimestre, foi construído um muro de concreto no canal adutor, buscando evitar que a água transborde neste local. No final de maio (6º trimestre), os trabalhos de construção das estruturas do circuito hidráulico da usina foram finalizados.




- Escavações Aterros e Desmontes de Rochas


O desmonte de rocha foi realizado na região destinada a abertura do canal que liga o lajeado Rafael (afluente pela margem direita do rio Engano) ao futuro reservatório do rio Engano, no trecho de implantação da CGH Rafael. Em sequência, os serviços de escavações e terraplanagem foram atribuídos a abertura deste canal. Ressalva-se que a equipe de terraplanagem também trabalhou na região próxima à casa de força do empreendimento.




- Implantação de placas informativas


A sinalização da obra consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores.

Para conhecimento do público em geral, foram instaladas próxima à entrada da obra placas com informações sobre as licenças (LAI e AUC) concedidas junto ao IMA, pela empresa Cinética Energia LTDA. Para evitar o aglomeramento de curiosos e possíveis acidentes indesejados, foram implantadas placas alertando a proibição de pessoas não autorizadas a entrarem nas áreas de abrangência da usina. Garantindo a segurança dos visitantes, técnicos e trabalhadores, enfatizou-se em algumas placas o uso obrigatório dos EPI’s para circular e/ou desempenhar qualquer serviço dentro da obra. Nas vias de acesso, buscando evitar acidentes, foram colocadas placas informando a velocidade permitida de 20km/h para o tráfego de veículos. Todos as placas citadas foram implantadas ainda nos semestres anteriores.

Neste semestre em especifico foram monitoradas as placas já existentes nas áreas de influência da CGH Rafael, e implantadas novas placas nas estradas de acesso ao empreendimento, buscando facilitar aos visitantes o conhecimento sobre como chegar ao local.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Ao longo dos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019, período que compõe o 5º trimestre de acompanhamento da CGH Rafael, não foram constatadas instabilidades, deslizamentos ou processos erosivos nos taludes existentes. No decorrer das vistorias, mais precisamente no dia 04 de abril de 2019 (6º trimestre), os técnicos identificaram que alguns pontos ao longo da margem esquerda do rio Engano, bem como, nos taludes do canal adutor, apresentavam pequenos deslizamentos e fissuras, provenientes de um período de fortes chuvas na região. Afim de evitar que esses processos erosivos, classificados no momento com baixo potencial de agravamento, viessem a aumentar, no dia 02 de maio de 2019 (6º trimestre), foi feita a deposição de 30 cm de solo fértil e posteriormente realizada a semeadura das gramíneas Sorgum sudanense - Aveia de verão e Lolium multiflorum – Azevém, que auxiliaram na estabilidade do solo através do aumento da resistência oferecida pelas raízes.




- Comunicação Social e Educação Ambiental


O levantamento da população que reside próximo ao local de implantação da CGH Rafael, bem como, da comunidade comercial e escolar da rede municipal de Arabutã-SC, foi realizado ainda nos semestres anteriores. Através dos dados apurados buscou-se desenvolver materiais que trouxessem conhecimento aos Arabutanenses, tanto sobre as etapas de construção do empreendimento hidrelétrico (comunicação social), assim como, sobre temas de conservação ambiental (educação ambiental).

No dia 07 de fevereiro de 2019 a equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais esteve em Arabutã - SC, para realizar a 5ª campanha trimestral de atividades do programa de comunicação social e educação ambiental da CGH Rafael. As ações elaboradas para comunicação social buscaram manter uma ligação direta entre o empreendedor e a população residente próxima a obra, o contato foi feito por meio da entrega de um folder informativo, com a descrição do andamento das atividades de implantação da usina. Para execução do programa de Educação Ambiental, neste trimestre, a equipe entregou informativos sobre o dia do combate da poluição por agrotóxicos, comemorado no Brasil anualmente em 11 de Janeiro. O objetivo principal de discutir este assunto foi conscientizar a população a respeito dos riscos causados pelo uso indiscriminado de substâncias químicas na agricultura.



Na 6ª campanha de comunicação social da CGH Rafael, a empresa Cinética Energia LTDA, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população da linha Paraíso, residente próximo ao local de implantação da CGH Rafael, comunicou de forma breve sobre o atual trimestre de construção da usina, bem como, sobre o registro da espécie Colaptes melanochloros, conhecida popularmente como Pica-Pau-Verde-Barrado, durante as atividades de monitoramento da fauna, nas áreas de abrangência do empreendimento. A elaboração deste material teve por intuito divulgar o trabalho de monitoramento da fauna realizado, e contribuir para o conhecimento dos moradores em relação a diversidade de espécies da avifauna ocorrentes na região.



No dia 24 de abril de 2019 a equipe da empresa Arbórea realizou as atividades da 6ª campanha trimestral do programa de educação ambiental da CGH Rafael, com a população do município de Arabutã - SC. O assunto apresentado a população foi o ‘‘Dia do Planeta Terra’’, comemorado em 22 de abril. A temática teve por objetivo alertar a população sobre os cuidados e atitudes que devemos ter no dia a dia para a conservação do Planeta terra. A ideia da data surgiu através do senador e ativista ambiental Gaylord Nelson, que no dia 22 de Abril de 1970 reuniu mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável.

Ainda no dia 24 de abril a equipe multidisciplinar da empresa Arbórea Estudos Ambientais, trabalhou com os alunos da 4ª série da Escola Municipal Urbana Paulo Freire, sobre o ‘‘Dia do Planeta Terra’’. A disseminação de conhecimento deu-se através da apresentação de uma pequena palestra com a abordagem do tema. Para contribuir com o aprendizado e frisar a importância da preservação do planeta aos jovens, foram apresentados também vídeos educativos e uma brincadeira voltada ao assunto.



- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Engano

O monitoramento da ictiofauna foi realizado entre os dias 25 e 26 de fevereiro (5º Esforço amostral), e 16 e 17 de abril (6º Esforço amostral) de 2019. As capturas foram realizadas com petrechos de pesca idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Engano 12 horas por esforço amostral. Em cada ponto foram instaladas 03 redes de espera, com 15 metros de comprimento e altura de 1,8 metros com malhas 1,5, 2,5, e 3,5 cm.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa de 8 metros de comprimento com malha 1,5 os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes de espera, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances.

Concomitantemente a instalação e retirada dos equipamentos procedeu-se a aferição dos parâmetros ambientais em cada um dos pontos amostrais, com o intuito de avaliar a influência destes, perante a dinâmica das populações locais. Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Engano. Ao todo, foram registrados 85 exemplares, divididos entre 11 espécies, pertencentes a 03 ordens e 6 famílias.





- Resgate e Salvamento da Ictiofauna do Rio Engano

Neste semestre foram realizados dois resgates e salvamento da Ictiofauna, no trecho de implantação da CGH Rafael. Os procedimentos cabíveis foram executados pelos biólogos e demais técnicos da empresa Arbórea. O manejo do rio foi feito por meio de enceradeiras provisórias.

O primeiro resgate ocorreu no dia 04 de Dezembro de 2018 (5º trimestre), na região destinada a construção do barramento projetado no Lajeado Rafael, afluente pela margem direita do rio Engano. O segundo resgate procedeu no trecho ensecado pelo desvio do rio 02, no local de construção do barramento do rio Engano (o primeiro desvio neste trecho foi realizado no 2º semestre -2º relatório de monitoramento).





- Monitoramento da fauna terrestre


As atividades de monitoramento da fauna silvestre foram realizadas em dois esforços trimestrais de campo, entre os dias 04 à 08 de fevereiro (5° trimestre), e 15 à 19 de abril (6° trimestre) de 2019. Em ambos foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos na área destinadas a implantação do empreendimento. Além disso, foram feitas caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros) da CGH Rafael. Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada. Através das amostragens foram identificadas 11 espécies de mamíferos, 57 espécies de aves, 07 espécies de Anfíbios e 05 espécies de Répteis.





- Monitoramento da qualidade da água

O monitoramento da qualidade da água foi realizado em dois esforços trimestrais, mais precisamente nos dias 07 de fevereiro (5º trimestre) e 04 de abril (6º trimestre) de 2019. As coletas foram realizadas em três pontos distintos, sendo o primeiro ponto no futuro reservatório (P-01), o segundo no trecho de vazão reduzida (P-02), e o terceiro a jusante da casa de força (P-03).

Os índices da qualidade da água (IQA) apresentaram variância entre os esforços amostrais. No 5° trimestre os valores apurados classificaram as amostras como “Boa” para todos os pontos amostrados, já no 6° trimestre a qualidade da água foi considerada “Boa e Ótima”.



- Gerenciamento dos resíduos sólidos

Entre os meses de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, a equipe técnica da empresa Arbórea, realizou a transferência das lixeiras de resíduos recicláveis e orgânicos, para um local coberto no canteiro de obras. Essa atividade buscou proteger os materiais das ações do tempo, melhorar o armazenamento, evitar a contaminação do solo, bem como, manter a organização e limpeza da área. No decorrer do semestre, foram realizadas caminhadas nas estradas e acessos, nas áreas destinadas para formação do reservatório, implantação do barramento, canal adutor e casa de força, afim de averiguar se não haviam rejeitos descartados de forma incorreta nesses locais.



- Acompanhamento das atividades de supressão da vegetação

Neste 3º semestre de monitoramento ambiental, que corresponde aos meses de dezembro de 2018 à maio de 2019, foi dado continuidade aos trabalhos de supressão da vegetação pela margem direita do rio Engano, na região de formação do reservatório da CGH Rafael. Como também, foi iniciado o corte da vegetação no lajeado Rafael (margem esquerda), afluente pela margem direita do rio Engano, neste local, foi realizado o desmate dos fragmentos florestais presente nas áreas destinadas a formação do reservatório e implantação do barramento 01 da CGH Rafael, projetado no Lajeado Rafael.

Ao todo, neste período, foi retirado um volume de 134,86 metros estéreos de lenha e 6,3384 metros cúbicos de tora.



- Resgate e Realocação de Indivíduos Epifíticos


O programa de resgate, conservação e manejo da flora trata-se de um conjunto de métodos que priorizam a redução dos impactos sobre a flora submetida ao desmate, nas áreas de implantação da CGH Rafael. Durante a retirada da vegetação, neste 3º semestre, foram resgatados 02 exemplares de epífitas da espécie Aechmea calyculata. Estes indivíduos foram realocados para a área de preservação permanente do empreendimento, em um fragmento semelhante ao seu local de origem, composto por uma grande variabilidade genética.




 

2º Semestre de Monitoramento Ambiental


As informações do 2° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Rafael, contemplam as atividades realizadas na área de implantação do empreendimento hidrelétrico entre os meses de Junho a Agosto de 2018 (3° Trimestre) e Setembro a Novembro de 2018 (4° Trimestre).


- Supervisão Ambiental

A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades necessárias para implantação do empreendimento hidrelétrico. O acompanhamento das atividades do 2º Semestre de monitoramento ambiental da CGH Rafael foi iniciado no mês de junho de 2018, sob supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais EIRELI, que realizou vistorias periódicas na obra, buscando verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar quanto necessário, ações corretivas.




- Melhoria e abertura dos acessos


Buscando facilitar o tráfego de veículos na área de construção do empreendimento, neste 2° semestre de obras a empresa responsável pelos serviços de terraplanagem procedeu à abertura de novas estradas de acesso e a melhoria das já existentes. Em virtude do grande volume de chuva registrado nos últimos meses, o acesso que liga o canteiro de obras a casa de força da CGH Rafael, apresentou problemas relacionados ao acumulo de barro, tornando necessário realizar o despejo de uma camada de cascalho neste trecho. Ainda, na margem esquerda do rio Engano foram iniciadas aberturas de novos acessos.


- Construções Civis


No 2º Semestre de obras da CGH Rafael (junho à agosto - 3° Trimestre e setembro à novembro - 4° Trimestre), foram iniciadas algumas das atividades de construções civis previstas para o empreendimento, como: A concretagem da base da casa de força, e a montagem das ferragens do conduto forçado e da casa de força.




- Escavações Aterros e Desmontes de Rochas


Além da melhoria e abertura de novos acessos, os serviços de terraplanagem e escavações concentraram-se nas áreas destinadas a implantação do canal adutor e barramento da CGH Rafael. Para dar início a construção da barragem, neste semestre de obras, foi necessário implantar uma ensecadeira na margem direita do rio Engano. Ainda, no período de junho à novembro de 2018 foram feitos alguns desmontes de rochas, como também, realizadas detonações nas áreas onde estão projetadas a câmara de carga, canal adutor e casa de força do empreendimento.




- Implantação de placas informativas


A sinalização da obra consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. A sinalização da CGH Rafael tem por finalidade fornecer informações sobre itens de segurança, responsáveis técnicos, horários de detonações, empresas envolvidas na obra, áreas restritas, orientar seus usuários sobre o bom funcionamento do canteiro de obras, velocidade permitida nas vias de acesso, entre outras. Neste semestre não foram implantadas novas placas, porém as já instaladas foram vistoriadas.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Este programa visa monitorar a evolução dos processos de estabilização do solo nos taludes de corte e aterro. Neste 2° semestre foram realizadas vistorias afim de verificar processos de erosão nos taludes presentes na ADA do empreendimento. Além disso, foram semeadas gramíneas que auxiliaram na estabilidade do solo, através do aumento da resistência oferecida pelas raízes.




- Comunicação Social e Educação Ambiental

As atividades de educação ambiental do 2º semestre de monitoramento da CGH Rafael foram desenvolvidas entre os meses de junho à agosto - 3° Trimestre, e setembro à novembro - 4° Trimestre, de 2018. As atividades foram ministradas pela equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais EIRELI.

Os trabalhos foram desenvolvidos com as turmas do 4º e 5º ano (matutino e vespertino), da Escola Municipal Urbana Paulo Freire do município de Arabutã-SC. Inicialmente foram apresentadas aos alunos informações sobre a CGH Rafael, como: localização e características. Em seguida através de pequenas palestras, foram abordados os temas: Poluição Industrial e Dia da árvore.




Com o intuito de mobilizar toda a comunidade dos municípios de Arabutã e Ipumirim – SC, o 2º semestre do programa de comunicação social da CGH Rafael, buscou desenvolver atividades que pudessem envolver toda a população, como entidades, comerciantes e munícipes em geral.

Sendo assim, a equipe multidisciplinar da empresa Arbórea Estudos Ambientais foi ao encontro da população, para divulgar por meio da entrega de folders e de uma conversa informal, a importância da preservação dos recursos naturais, bem como, as medidas que estão sendo adotadas para minimizar os impactos advindos da implantação da CGH Rafael.




- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Engano


O monitoramento da ictiofauna foi realizado entre os dias 26 e 27 de julho (3º Esforço amostral), e 19 e 20 de setembro (4º Esforço amostral) de 2018. As capturas foram realizadas com petrechos de pesca idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Engano 12 horas por esforço amostral. Em cada ponto foram instaladas 03 redes de espera, com 15 metros de comprimento e altura de 1,8 metros com malhas 1,5, 2,5, e 3,5 cm.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa de 8 metros de comprimento com malha 1,5 os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes de espera, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances.

Concomitantemente a instalação e retirada dos equipamentos procedeu-se a aferição dos parâmetros ambientais em cada um dos pontos amostrais, com o intuito de avaliar a influência destes, perante a dinâmica das populações locais. Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Engano. Ao todo, foram registrados 31 indivíduos, subdivididos em 11 espécies.





- Resgate e Salvamento da Ictiofauna do Rio Engano


Durante a 2º Semestre de monitoramento ambiental, foram realizadas atividades de resgate e salvamento da ictiofauna, nas ensecadeiras da Casa de Força (fase desvio do rio 01) e Barramento (margem direita) da CGH Rafael. Para proceder com as atividades, a equipe da empresa Arbórea se deslocou até a obra e realizou todos os procedimentos necessários para cumprir com sucesso o resgate da comunidade aquática aprisionados no trecho ensecado do rio Engano. No total foram salvos 389 peixes e 114 macroinvertebrados.





- Monitoramento da fauna terrestre


As atividades de monitoramento da fauna silvestre foram realizadas em dois esforços trimestrais de campo, entre os dias 23 à 27 de julho (3º esforço) , e 17 à 21 de setembro (4º esforço) de 2018. Em ambos foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos na área destinadas a implantação do empreendimento. Além disso, foram feitas caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros) da CGH Rafael. Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada. Através das amostragens foram identificadas 16 espécies de mamíferos, 72 espécies de Aves, 07 espécies de Anfíbios e 04 espécies de Répteis.





- Monitoramento da qualidade da água

O monitoramento da qualidade da água ocorreu no dia 25 de julho (3º esforço) e 20 de setembro (4º esforço) de 2018. As coletas foram realizadas em três pontos distintos: Ponto 01 - montante do barramento, Ponto 02 - trecho de vazão reduzida e Ponto 03 - jusante da casa de força da CGH Rafael. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do rio Engano ao longo de todas as fases de construção do empreendimento.



- Gerenciamento dos resíduos sólidos

Para o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na área do canteiro de obras da CGH Rafael, foram instaladas lixeiras nas proximidades do escritório. Todos os resíduos de Classe II, provenientes da obra, foram devidamente separados, pesados e acondicionados adequadamente, feito isso, o material foi destinado a empresa CRI – Coleta e Industrialização de Lixo LTDA – ME. A madeira e os entulhos foram estocados em baias para a correta destinação.

É importante ressaltar que a estrutura definitiva para abrigar as lixeiras ainda não foi finalizada, entretanto, o responsável pela obra Valtair Detofol informou aos profissionais da empresa Arbórea que estava providenciando tais pendencias.



- Acompanhamento das atividades de supressão da vegetação


Neste 2º semestre de obras a supressão vegetal foi executada nas áreas destinadas a formação do reservatório (margem direita e esquerda) da CGH Rafael. O corte foi realizado com o uso de motosserras, todos os funcionários envolvidos foram orientados antes de iniciar os trabalhos, sobre o correto direcionamento do desmatamento e abastecimento dos equipamentos.



- Resgate e Realocação de Indivíduos Epifíticos


Durante a supressão vegetal da CGH Rafael os profissionais da empresa Arbórea orientarão os trabalhadores sobre como proceder o trabalho de corte, priorizando o salvamento de espécies epífitas ou ameaçadas de extinção, que porventura fossem encontradas nestes locais. Todos os indivíduos identificados foram resgatados (05 indivíduos), armazenados em caixas apropriadas e transportados até a área de preservação permanente do empreendimento, escolhida para reintroduzir estes exemplares. Ainda neste semestre, foram monitorados os indivíduos realocados no semestre anterior, todos apresentaram bons sinais de adaptação.



 

1º Semestre de Monitoramento Ambiental

As informações do 1° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Rafael, contemplam as atividades realizadas na área de implantação do empreendimento hidrelétrico entre os meses de Outubro a Dezembro de 2017 (1° Trimestre) e Março a Maio de 2018 (2° Trimestre).


- Supervisão Ambiental

A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades necessárias para implantação do empreendimento. O acompanhamento das atividades da 1ª Campanha semestral da CGH Rafael foi iniciado no mês de outubro de 2017. No entanto, nos meses de janeiro e fevereiro a obra precisou ser interrompida. No mês de março as ações foram retomadas, sob responsabilidade ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais EIRELI que deu continuidade as vistorias periódicas na obra, buscando verificar irregularidades ambientais e implantando ações corretivas.




- Melhoria e abertura dos acessos


Buscando facilitar o trafego de veículos na área de construção do empreendimento, durante este semestre foram iniciadas as aberturas e melhorias das estradas de acesso ao barramento e a casa de força da CGH Rafael.



- Construções Civis

Neste semestre não foram iniciadas construções civis. Visto que as atividades estavam voltadas nas aberturas e melhorias de acesso, como também, na limpeza e terraplanagem das áreas de implantação do circuito hidráulico da CGH Rafael.


- Escavações Aterros e Desmontes de Rochas


Os serviços de terraplanagem concentraram-se próximos as áreas de implantação do canal adutor e da casa de força da CGH Rafael. Parte da extensão do canal adutor já foi escavada. Alguns desmontes de rochas também foram realizados próximos a estas áreas. Para o mês de junho, durante a próxima campanha semestral está prevista uma detonação na área de implantação da câmara de carga do empreendimento.



- Implantação de placas informativas


A sinalização da obra consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. A sinalização da CGH Rafael tem por finalidade fornecer informações sobre itens de segurança, responsáveis técnicos, horários de detonações, empresas envolvidas na obra, áreas restritas, orientar seus usuários sobre o bom funcionamento do canteiro de obras, velocidade permitida nas vias de acesso, entre outras.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes

Este programa visa monitorar a evolução dos processos de estabilização do solo nos taludes de corte e aterro. Neste 1° semestre de monitoramento não foram verificadas instabilidades nos taludes, porém, foi ponderada a presença de blocos de rochas espalhados em algumas das áreas. Neste cenário, assim que estabilizadas as atividades de terraplanagem, serão implantadas ações que possam recuperar a conformação dos taludes, bem como, será realizada a cobertura vegetal através do plantio de gramíneas, ajudando a minimizar a instabilidade dos mesmos.




- Comunicação Social e Educação Ambiental

As atividades de comunicação social e educação ambiental da 1ª Campanha semestral de monitoramento da CGH Rafael foram desenvolvidas entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2017- 1° Trimestre, e no dia 15 de março de 2018 - 2° Trimestre. A temática do programa de educação ambiental do 1° Trimestre foi apresentada pela antiga empresa responsável pela gestão ambiental da CGH Rafael. Na ocasião foi falado sobre o empreendimento, tendo como intuito principal apresentar aos alunos da escola municipal EEF. Isidoro Giácomo Savaris o que de fato é uma central geradora hidrelétrica, quais impactos positivos e negativos são gerados através da implantação destes potenciais hidrelétricos,e principalmente, quais métodos serão adotados para minimizar os impactos quando negativos.

No 2° Trimestre as palestras foram ministradas pela equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais , aos alunos da escola municipal Grupo Escolar Paulo Freitas no município de Arabutã-SC, com o tema “Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas”, comemorado no dia 16 de março. Como incremento a conversação com os alunos foram utilizados slides, vídeos e dinâmicas, nas quais os alunos puderam entender e conhecer um pouco mais sobre a data.




O programa de comunicação social da CGH Rafael foi iniciado no 1° Trimestre de atividades pela antiga empresa responsável, que apresentou a comunidade através de folders informações sobre o empreendimento hidrelétrico como: potência instalada, localização, área alagada e licenças obtidas.

No 2° Trimestre a equipe da empresa Arbórea, atual responsável, realizou uma visita aos moradores da Linha Paraiso no município de Arabutã-SC, distribuindo fordes informativos como forma de alertar a comunidade sobre o possível aparecimento de animais peçonhentos durante o corte da vegetação e limpeza das áreas de implantação da CGH Rafael.




- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Engano

O monitoramento da ictiofauna foi realizado em dois esforços trimestrais de campo, sendo o primeiro entre os dias 09 e 10 de novembro de 2017 e o segundo entre os dias 26 e 27 de abril de 2018. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer permanecendo instaladas no rio Engano por 12 horas.





- Resgate e Salvamento da Ictiofauna do Rio Engano


Durante a 1ª Campanha semestral de monitoramento ambiental da CGH Rafael, não foi necessário realizar o resgate e salvamento da ictiofauna, visto que o desvio do rio Engano está previsto apenas para a próxima campanha. Na ocasião toda a equipe da empresa Arbórea irá se deslocar até a obra e realizará todos os procedimentos necessários para cumprir com sucesso o resgate dos peixes aprisionada no trecho ensecado do rio Engano.


- Monitoramento da fauna terrestre


O monitoramento da fauna silvestre da CGH Rafael foi realizado em dois esforços trimestrais de campo. O primeiro esforço amostral ocorreu entre os dias 13 à 17 de novembro de 2017, e o segundo entre os dias 19 à 23 de março de 2018. Em ambos foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos na área destinadas a implantação do empreendimento. Além disso, houve caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros) da CGH Rafael. Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada.




- Monitoramento da qualidade da água


O monitoramento da qualidade da água decorreu em dois esforços trimestrais. Sendo o primeiro no dia 05 de outubro de 2017, e o segundo no dia 22 de fevereiro de 2018, as coletas foram realizadas em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado a montante da área de implantação do barramento, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Rafael. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do rio Engano ao longo de todas as fases de construção do empreendimento.



- Gerenciamento dos resíduos sólidos

Para o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na área do canteiro de obras da CGH Rafael, foram instaladas lixeiras em local coberto nas proximidades do escritório, as mesmas estão com forma de identificação provisória, os adesivos adequados para cada ligeira já estão sendo providenciados. Todos os resíduos de Classe II, gerados na obra, são devidamente separados, pesados, acondicionados adequadamente e destinados a empresa CRI – Coleta e Industrialização de Lixo LTDA – ME, já a madeira e o entulho gerados durante a obra serão acondicionados em baias para a correta destinação.

É importante ressaltar que o canteiro de obras ainda não foi totalmente instalado, entretanto, está sendo utilizado apenas para armazenar as lixeiras e para guardar algumas ferramentas. O mesmo será devidamente concluído e utilizado quando as atividades civis forem iniciadas, o que está previsto para a próxima campanha.



- Acompanhamento das atividades de supressão da vegetação

O Programa de acompanhamento das atividades de supressão da vegetação da CGH Rafael, foi iniciado no mês de outubro de 2017, e suas atividades consistiram basicamente na execução da supressão da vegetação, de maneira a planejar as atividades, mitigar e prevenir possíveis impactos ambientais. Neste 1° Semestre de obras, a supressão vegetal foi iniciada e finalizada nas área destinadas a implantação do barramento (ME), tomada d’água, canal adutor, conduto forçado e casa de força da CGH Rafael.

A execução do desmate também foi iniciada na área de formação do reservatório pela margem esquerda do Rio Engano, no entanto, os trabalhos ainda não foram finalizados.



- Resgate e Realocação de Indivíduos Epifíticos


O trabalho de resgate e relocação dos indivíduos epifíticos foi realizado paralelamente as atividades de supressão da vegetação na área de implantação do barramento, conduto forçado, casa de força e uma área parcial do reservatório (margem esquerda) da CGH Rafael.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logo marca, ok.jpg

​Telefone : ​(49) 3433- 3779

E-mail : consultoria@arboreaestudosambientais.com

Edifício Classic Center n° 169, 2° Andar - Sala 209, Rua Fidêncio de Souza Melo Filho - Centro.

Xanxerê - SC, CEP: 89820-000

bottom of page