top of page
Buscar
Foto do escritorArbórea

CGH ARABUTÃ (8º ao 11º Trimestre de Monitoramento Ambiental)

Atualizado: 24 de mai. de 2022

SOL ENERGIA LTDA


A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Arabutã foi implantada pela empresa Sol Energia Ltda., inscrita no CNPJ nº 09.568.780/0001-45, com sede na comunidade de Linha Unidos s/n° área rural do município de Arabutã – SC, CEP: 89.740-000.


As informações descritas neste blog tratam-se de ações desenvolvidas no escopo de cada Programa Ambiental específico da CCH Arabutã, de modo a atender as condicionantes ambientais estabelecidas na Licença Ambiental de Instalação n° 10388/2017 e Licença Ambiental de Operação nº 6288/2021.


 

11º TRIMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades de implantação da CGH Arabutã. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de fevereiro, março e abril de 2021 vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.



- Melhorias das Estradas de Acesso


Buscando facilitar o tráfego de veículos e trabalhadores na área de construção do empreendimento, durante vários meses foram adotadas medidas de melhorias nas estradas de acesso à CGH Arabutã. Neste 11º trimestre de monitoramento não foi necessário realizar melhorias nos acessos ao empreendimento.



- Construções Civis


Seguindo o cronograma proposto para este 11º trimestre de atividades foi dado continuidade aos trabalhos de construção do barramento e casa de força da CGH Arabutã. Neste trimestre foram feitos os acabamentos internos e externos da casa de força do empreendimento. Conforme já mencionado no relatório anterior, a construção civil da casa de força foi finalizada ainda no trimestre anterior.

Em relação ao barramento da CGH Arabutã, este foi finalizado em sua margem esquerda ainda no mês de janeiro, entretanto a margem direita foi finalizada na última semana do mês de abril de 2021.



- Implantação de Placas Informativas


A sinalização da obra consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é informar e garantir a segurança dos visitantes e trabalhadores. Neste 11º trimestre, além da vistoria realizada nas placas existentes nas áreas de abrangência da CGH Arabutã, foram implantadas novas placas de proibição da caça e da pesca, e também placas com a identificação das áreas de recuperação ambiental.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Esse programa visa monitorar a evolução dos processos de estabilização do solo, nos taludes de corte e aterro da obra. No período de fevereiro, março e abril de 2021, os profissionais da empresa Arbórea realizaram vistorias em toda área de abrangência da CGH Arabutã. A equipe buscou além de supervisionar a instabilidade dos taludes existentes, evitar e mitigar os deslizamentos e desmoronamentos que possam vir a ocorrer na área.

No geral, as inspeções realizadas neste 11º trimestre de monitoramento ambiental possibilitaram verificar que os taludes do empreendimento se encontram estáveis, e não apresentam riscos de deslizamentos ou desprendimento de blocos. Este bom resultado está associado à recuperação iniciada ainda nos trimestres anteriores, considerando que a semeadura e o plantio das gramíneas contribuíram com o aumento da estruturação do solo através das raízes, que contribuem para a absorção da água excedente e a velocidade de escoamento.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


O levantamento da população que reside próximo ao local de implantação da CGH Arabutã, bem como, da comunidade comercial e escolar da rede municipal de Arabutã - SC, foi realizado ainda no primeiro trimestre de monitoramento ambiental. Através dos dados apurados buscou-se desenvolver materiais que trouxessem conhecimento aos Arabutanenses, tanto sobre as etapas de construção do empreendimento hidrelétrico (comunicação social), assim como, sobre temas de conservação ambiental (educação ambiental).

A comunicação social foi aplicada aos moradores próximos a obra. O material elaborado para o 11º trimestre de atividades de comunicação social teve por intuito comunicar a população a respeito do andamento das atividades de construção civil do empreendimento, bem como, da espécie Hydrochoerus hydrochaeris registrada nas áreas de influência da CGH Arabutã.


Quanto à educação ambiental, optou-se por cativar a atenção dos comerciantes e funcionários da rede municipal, fazendo uso do tema: Araucária (Araucaria angustifolia). O objetivo principal de discutir este assunto foi mostrar à população a importância da espécie para a nossa região, uma vez que a mesma está presente tanto nas áreas de abrangência da CGH Arabutã, bem como, na região do empreendimento e do município de Arabutã.



- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Jacutinga


O 11º esforço amostral de monitoramento da Ictiofauna foi realizado entre os dias 30 e 31 de março de 2021, com o uso de diferentes metodologias de captura, em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do rio Jacutinga. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer permanecendo no rio Jacutinga por 12 horas.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã após a retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos os exemplares capturados foram identificados, medidos e pesados. Aferidos os dados biométricos e feito os registros fotográficos, os peixes foram soltos novamente no rio Jacutinga. Ao todo, foram amostrados 108 indivíduos, subdivididos em 16 espécies, 03 ordens e 07 famílias. A biomassa aferida destes exemplares foi de 6,891 kg.



- Monitoramento da fauna terrestre


O monitoramento da fauna silvestre foi realizado entre os dias 29 de março a 04 de abril de 2021, através de esforços diários, com a aplicação de busca ativa e deslocamento por transectos nas áreas de influência do empreendimento. Para as amostragens foram instaladas armadilhas de captura de acordo com as especificações exigidas na Autorização Ambiental nº 10120/2018, processo FNA/10852/CAU e Parecer Técnico nº 11882/2018 da CGH Arabutã. Durante o esforço trimestral de campo foram identificadas 07 espécies de mamíferos, 67 espécies de aves, 05 espécies de anfíbios nativos e 01 exótica e 05 espécies de répteis.



- Monitoramento da qualidade da água


A qualidade da água do rio Jacutinga está sendo monitorada em três pontos distintos, localizados no trecho diretamente afetado pela implantação da CGH Arabutã. Sendo: O ponto 01 à jusante da casa de força, o ponto 02 futuro reservatório, e o Ponto 03 no final do reservatório. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Jacutinga, ao longo de todas as fases de construção da usina. Neste 11º trimestre de monitoramento ambiental a coleta da água foi realizada no dia 30 de março de 2021. O Índice de Qualidade da Água (IQA) enquadrou-se como “Boa” para todos os pontos amostrais.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Com o fim das atividades de construção civil, neste 11° trimestre de monitoramento, o canteiro de obras da CGH Arabutã foi utilizado por aproximadamente 08 trabalhadores fixos, sendo no final do mês de abril de 2021 desmobilizado. Baseado nisso, podemos dizer que o volume gerado ficou dentro do previsto para esse período. Quanto à destinação dos resíduos recicláveis, esses foram transportados para a sede da empresa CETRIC – Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, Industriais e Comerciais LTDA no município de Chapecó-SC. Já os resíduos orgânicos foram encaminhados para os moradores próximos a obra, servindo de adubo.

De acordo com a tabela de controle preenchida pelo responsável, do dia 01 de fevereiro ao dia 30 de abril de 2021, foram gerados 150,0 kg de resíduos. Sendo, 73,0 kg de Papel/Papelão, 14,0 kg de Plásticos, 4,0 kg de vidro e 59,0 kg de Resíduos Orgânicos.



- Acompanhamento das Atividades de Supressão da Vegetação


Neste 11º trimestre de monitoramento ambiental não foram realizadas atividades de supressão vegetal nas áreas de abrangência da CGH Arabutã. Informa-se que não houve emissão de DOF’s e transporte de material lenhoso. Os 9,99 metros estéreos de lenha que se encontravam estocados no pátio de armazenagem foram doados a um morador residente na margem direita do rio Jacutinga, o mesmo fará uso do material na propriedade.

De acordo com as autorizações de corte da vegetação da CGH Arabutã – AUC nº 1502/2017 e AUC nº 659/2019, para cada indivíduo de espécie ameaçada de extinção submetido a supressão fica condicionado o plantio de exemplares da mesma espécie, na proporção 1:10. A AuC nº 1502/2017 determina o plantio de 150 mudas da espécie Cedrella fissilis, 60 unidades da espécie Apuleia leiocarpa e 100 unidades de Ocotea odorífera. Enquanto na AuC nº 659/2019 ficaram condicionados o plantio de 80 unidades de Cedrela fissilis e 90 unidades de Araucaria angustifolia.

As mudas das espécies mencionadas acima foram adquiridas nos viveiros Ricardo Cunha Canci de São Domingos - SC, e viveiro Agroflor situado em Luzerna – SC. Dos 480 exemplares solicitados nas autorizações de corte vigente, 142 foram plantados neste trimestre, sendo: 84 unidades de Cedrela fissilis, 43 unidades de Araucaria angustifolia e 15 unidades de Apuleia leiocarpa.



- Resgate e Realocação de Indivíduos Epifíticos


Com as atividades de supressão vegetal concluídas não foram realizados novos resgates. Neste trimestre apenas foram monitoradas as epífitas já realocadas nas etapas de supressão vegetal anteriores, buscando avaliar a taxa de sobrevivência e o estágio de reestabelecimento dos indivíduos realocados. No geral, os resultados mostraram-se satisfatórios, uma vez que, todos os exemplares apresentaram bons sinais de adaptação.



- Recuperação da Faixa Ciliar no Entorno do Reservatório


A recuperação da faixa ciliar ao entorno do reservatório da CGH Arabutã foi iniciada através do levantamento topográfico para quantificação das parcelas submetidas a recuperação. Em seguida foi realizado o cercamento de todas as áreas. Ao todo, são 06 áreas de recuperação da faixa ciliar, estando apenas as áreas nomeadas como 02 e 04 na fase do plantio de mudas. Nestas áreas, para garantir um bom desenvolvimento aos exemplares plantados foi realizada a fertilização do solo, através da deposição de uma camada de 30 centímetros de solo fértil. Destaca-se que até o momento foram plantadas o total de 813 mudas na área de preservação permanente da CGH Arabutã.

No decorrer dos próximos trimestres será feito o plantio de mudas em todas áreas destinadas a recuperação da faixa ciliar. É importante informar que no 11º trimestre de monitoramento ambiental da CGH Arabutã a equipe gestora teve dificuldade em realizar o plantio em algumas áreas devido ao grande período de estiagem que marcou a região. No entanto, já foi entrado em contato com os viveiros e reservado o número de mudas necessárias para seguir com as etapas de recuperação no próximo trimestre.



- Programa de Recuperação das Áreas Degradadas


A recuperação das áreas degradadas foi executada em toda área diretamente afetada da CGH Arabutã. A metodologia aplicada de restauração se deu por meio do: Levantamento topográfico, introdução de gramíneas, determinação da metodologia do plantio e formas de manutenção. Foram terminadas duas áreas, sendo a área 01 de 0,28ha, localizada ao lado do acesso principal pela margem esquerda do Rio Jacutinga, e a área 02 de 0,16ha localizada próxima da ombreira do barramento, pela margem direita do Rio Jacutinga. Ao todo foram plantadas em um espaçamento de 4x4m entre as mudas, 275 exemplares de espécies florestais nativas. Nos próximos trimestres será monitorada a taxa de desenvolvimento de cada muda, e se necessário feito o replantio.

Quanto aos taludes, como regularmente práticas de melhorias já estavam sendo adotadas, todos estão estabilizados, e a grande maioria com presença de cobertura vegetal. Neste trimestre apenas foi feita a conformação seguida pela semeadura de gramíneas no talude próximo ao barramento. Nos taludes com cobertura vegetal apenas foi feita a manutenção com nova semeadura, garantindo que a vegetação permaneça se desenvolvendo.



 

10º TRIMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades de implantação da CGH Arabutã. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de novembro e dezembro de 2020 e janeiro de 2021 vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.



- Melhorias das Estradas de Acesso


Buscando facilitar o tráfego de veículos e trabalhadores na área de construção do empreendimento, durante vários meses foram adotadas medidas de melhorias nas estradas de acesso à CGH Arabutã. Neste 10º trimestre de monitoramento foi necessário fazer o cascalhamento dos acessos à casa de força e ao barramento do empreendimento.



- Construções Civis


Seguindo o cronograma proposto para este 10º trimestre de atividades foi dado continuidade aos trabalhos de construção do barramento e casa de força da CGH Arabutã. Neste trimestre a implantação da casa de força do empreendimento foi parcialmente concluída, faltando apenas os acabamentos internos. Como as turbinas foram instaladas no trimestre anterior, neste trimestre foram iniciadas a instalação dos equipamentos eletrônicos da sala de comando da CGH Arabutã.

O barramento pela margem esquerda do rio Jacutinga foi finalizado no mês de janeiro. Desta forma, a construção da estrutura segue pela margem direita, tendo sua conclusão prevista para o próximo trimestre.



- Terraplanagens, Escavações e Detonações


Durante o 10º trimestre de atividades, foram realizadas escavações na margem esquerda do rio Jacutinga, na área destinada à formação do reservatório, em um trecho próximo a barragem. Neste trimestre foram movimentados aproximadamente três mil metros cúbicos de terra. Deste total, uma parte está sendo destinada a conformação do talude localizado na margem esquerda próxima ao acesso principal da CGH Arabutã, e a outra parte está sendo utilizada na realização da terraplanagem do bota-fora, como método inicial de recuperação ambiental desta área degradada.

Entre os dias 20 a 30 de novembro de 2020 foi realizada a inversão da ensecadeira que se encontrava na margem esquerda para a margem direita do rio Jacutinga. Assim que a construção do barramento for concluída a ensecadeira será desmobilizada.

Neste trimestre não foram feitas detonações ou desmontes de rochas.



- Implantação de Placas Informativas


A sinalização da obra consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é informar e garantir a segurança dos visitantes e trabalhadores. Nas vistorias realizadas neste trimestre não foi observada a necessidade de serem introduzidas novas placas na CGH Arabutã, sendo assim, apenas foram supervisionadas as já existentes.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Esse programa visa monitorar a evolução dos processos de estabilização do solo, nos taludes de corte e aterro da obra. No período de novembro e dezembro de 2020 e janeiro de 2021, os profissionais da empresa Arbórea realizaram vistorias em toda área de abrangência da CGH Arabutã. A equipe buscou além de supervisionar a instabilidade dos taludes existentes, evitar e mitigar os deslizamentos e desmoronamentos que possam vir a ocorrer na área.

No geral, as inspeções realizadas neste 10º trimestre de monitoramento ambiental possibilitaram verificar que os taludes do empreendimento se encontram estáveis, e não apresentam riscos de deslizamentos ou desprendimento de blocos. Este bom resultado está associado à recuperação iniciada ainda nos trimestres anteriores, considerando que a semeadura e o plantio das gramíneas contribuíram com o aumento da estruturação do solo através das raízes, que contribuem para a absorção da água excedente e a velocidade de escoamento.


- Comunicação Social e Educação Ambiental


O levantamento da população que reside próximo ao local de implantação da CGH Arabutã, bem como, da comunidade comercial e escolar da rede municipal de Arabutã - SC, foi realizado ainda no primeiro trimestre de monitoramento ambiental. Através dos dados apurados buscou-se desenvolver materiais que trouxessem conhecimento aos Arabutanenses, tanto sobre as etapas de construção do empreendimento hidrelétrico (comunicação social), assim como, sobre temas de conservação ambiental (educação ambiental).

A comunicação social foi aplicada aos moradores próximos a obra. O material elaborado para o 10º trimestre de atividades de comunicação social teve por intuito comunicar a população a respeito do andamento das atividades de construção civil do empreendimento, bem como, das ações desenvolvidas para o monitoramento ambiental da CGH Arabutã.



Quanto à educação ambiental, optou-se por cativar a atenção dos comerciantes e funcionários da rede municipal, fazendo uso do tema: Unidades de Conservação. O objetivo principal de discutir este assunto foi mostrar à população a importância das unidades de conservação para as espécies da fauna e flora ocorrentes em nossa região.


- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Jacutinga


O 10º esforço amostral de monitoramento da Ictiofauna foi realizado entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2020, com o uso de diferentes metodologias de captura, em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do rio Jacutinga. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer permanecendo no rio Jacutinga por 12 horas.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã após a retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos os exemplares capturados foram identificados, medidos e pesados. Aferidos os dados biométricos e feito os registros fotográficos, os peixes foram soltos novamente no rio Jacutinga. Ao todo, foram amostrados 76 indivíduos, subdivididos em 07 espécies, 03 ordens e 05 famílias. A biomassa aferida destes exemplares foi de 5,259 kg.



- Resgate e Salvamento da Ictiofauna


Entre os dias 01 e 02 de dezembro de 2020 foi realizado o resgate e salvamento da ictiofauna no trecho ensecado pelo desvio do rio. O resgate foi realizado com equipamentos de pesca diversificados, buscando resgatar todos os exemplares que por ventura tenham ficado presos nas poças de água no trecho ensecado do rio Jacutinga.

Todos os exemplares resgatados foram identificados, medidos e pesados. Aferidos os dados biométricos e feito os registros fotográficos, os peixes foram soltos novamente no rio Jacutinga. Ao todo, foram resgatados 583 indivíduos, subdivididos em 24 espécies, 05 ordens e 11 famílias. A biomassa aferida destes exemplares foi de 21,001 kg.



- Monitoramento da fauna terrestre


O monitoramento da fauna silvestre foi realizado entre os dias 14 a 20 de dezembro de 2020, através de esforços diários, com a aplicação de busca ativa e deslocamento por transectos nas áreas de influência do empreendimento. Para as amostragens foram instaladas armadilhas de captura de acordo com as especificações exigidas na Autorização Ambiental nº 10120/2018, processo FNA/10852/CAU e Parecer Técnico nº 11882/2018 da CGH Arabutã. Durante o esforço trimestral de campo foram identificadas 09 espécies de mamíferos, 70 espécies de aves, 06 espécies de anfíbios nativos e 01 exótica e 06 espécies de répteis.



- Monitoramento da qualidade da água


A qualidade da água do rio Jacutinga está sendo monitorada em três pontos distintos, localizados no trecho diretamente afetado pela implantação da CGH Arabutã. Sendo: O ponto 01 à jusante da casa de força, o ponto 02 futuro reservatório, e o Ponto 03 no final do reservatório. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Jacutinga, ao longo de todas as fases de construção da usina. Neste 10º trimestre de monitoramento ambiental a coleta da água foi realizada no dia 26 de janeiro de 2021. O Índice de Qualidade da Água (IQA) enquadrou-se como “Ruim” para todos os pontos amostrais. Pode-se dizer que as condições da água apresentam pequenas alterações resultantes de seu mau uso, como destino final de efluentes de origem urbana, uma vez que o rio Jacutinga tem seu curso próximo ao município de Arabutã – SC, e também, devido à criação de gado na zona rural, próximo às margens.

Destaca-se que durante a coleta realizada neste trimestre, observou-se in loco que o rio Jacutinga apresentava água com coloração marrom, e níveis bastante elevados pelas chuvas que ocorreram nos dias que antecederam a coleta, portanto, os resultados apurados também podem estar interligados com o aporte de material carreado no Rio Jacutinga pela chuva, e consequente alteração na qualidade da água.


- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Os técnicos da empresa Arbórea por meio das vistorias semanais feitas nas lixeiras implantadas no canteiro de obras, e nas baias de contenção de madeira e entulhos, neste 10º trimestre de monitoramento ambiental, realizaram o gerenciamento e controle do volume de resíduos gerados nas áreas de abrangência da obra. Ainda, foram realizadas caminhadas pela área diretamente afetada, a fim de verificar a possível ocorrência de descartes incorretos nos acessos ao empreendimento.

Vale salientar que se mantem em vigor a declaração de coleta firmada entre a empresa Sol Energia LTDA e o Posto de Combustíveis Auto Posto Zanetti LTDA, (localizado no município de Arabutã – SC), o qual se compromete no abastecimento das máquinas e caminhões, bem como, no recebimento das embalagens e demais resíduos contaminados por óleos e graxas. O destino final deste material é o aterro do Grupo CETRIC – Central de Tratamento de Resíduos.

De acordo com a tabela de controle preenchida pelo responsável, do dia 01 de novembro de 2020 ao dia 31 de janeiro de 2021, foram gerados 198,0 kg de resíduos. Sendo, 98,0 kg de Papel/Papelão, 12,0 kg de Plásticos, 4,0 kg de vidro e 84,0 kg de Resíduos Orgânicos.



- Acompanhamento das Atividades de Supressão da Vegetação


Neste 10º trimestre de monitoramento ambiental da CGH Arabutã, não foram realizadas atividades de supressão da vegetação. Em campo os técnicos percorreram todas áreas autorizadas ao corte novamente e observaram que não há necessidade de proceder com mais supressão, dando por concluídas as atividades de corte da vegetação.

Não houve transporte de material lenhoso ou emissão de DOF. Os 4,1775 metros cúbicos de tora e 27,22 metros estéreos de lenha que se encontravam no pátio de estocagem da CGH Arabutã, foram doados ao morador da margem direita do Rio Jacutinga, que fará uso do material em sua propriedade.


- Resgate e Realocação de Indivíduos Epifíticos


Com as atividades de supressão vegetal concluídas não foram realizados novos resgates. Neste trimestre apenas foram monitoradas as epífitas já realocadas nas etapas de supressão vegetal anteriores, buscando avaliar a taxa de sobrevivência e o estágio de reestabelecimento dos indivíduos realocados. No geral, os resultados mostraram-se satisfatórios, uma vez que, todos os exemplares apresentaram bons sinais de adaptação.


 

9º TRIMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades de implantação da CGH Arabutã. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de agosto a outubro de 2020 vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.



- Melhoria das Estradas de Acesso


Buscando facilitar o tráfego de veículos e trabalhadores na área de construção do empreendimento, durante vários meses foram adotadas medidas de melhorias nas estradas de acesso à CGH Arabutã. No entanto, neste 9 º trimestre de monitoramento não foi observada a necessidade de serem feitos novos reparos nos acessos nas áreas de abrangência da usina, tendo em vista que todos apresentaram boas condições para circulação.



- Construções civis


Seguindo o cronograma proposto para este 9º trimestre de atividades foi dado continuidade aos trabalhos de construção do barramento e casa de força da CGH Arabutã. Na casa de força foram instaladas as duas turbinas e iniciada a montagem das estruturas metálicas, as quais não foram finalizadas neste trimestre.

O barramento pela margem esquerda do rio Jacutinga foi finalizado, assim como, foi concluída a estrutura da ombreira e dos muros de proteção. Ainda neste trimestre, deu-se início a construção do barramento pela margem direita, no trecho fora do leito do Rio Jacutinga. No mês de outubro, também foram finalizadas as estruturas do conduto forçado e da tomada d’água da CGH Arabutã.



- Terraplanagem, Escavações e Detonações


Durante o 9º trimestre de atividades, foram realizadas escavações na margem esquerda do rio Jacutinga, na área destinada à implantação da ombreira, muros de proteção da casa de força e de formação do reservatório, no trecho próximo ao barramento.

Em uma área próxima ao futuro canal de fuga da CGH Arabutã também foram realizados alguns serviços de terraplanagem para limpeza do solo acumulado após as fortes chuvas registradas nos trimestres anteriores. O solo proveniente da limpeza foi utilizado no aterro da ombreira da margem esquerda do barramento, o restante do material foi acondicionado temporariamente no bota-fora da usina, sendo posteriormente utilizado para realizar a terraplanagem da área.

Neste trimestre não foram feitas detonações ou desmontes de rochas.



- Implantação de Placas Informativas


A sinalização da obra consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é informar e garantir a segurança dos visitantes e trabalhadores. Nas vistorias realizadas neste trimestre não foi observada a necessidade de serem introduzidas novas placas na CGH Arabutã, desta forma, apenas foram supervisionadas as já existentes.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Esse programa visa monitorar a evolução dos processos de estabilização do solo, nos taludes de corte e aterro da obra. No período de agosto a outubro de 2020, os profissionais da empresa Arbórea realizaram vistorias em toda área de abrangência da CGH Arabutã. A equipe buscou além de supervisionar a instabilidade dos taludes existentes, evitar e mitigar os deslizamentos e desmoronamentos que possam vir a ocorrer na área.

No mês de outubro foram adotadas práticas de recuperação dos taludes próximos ao barramento e a casa de força da CGH Arabutã. Inicialmente foi feita a conformação do talude, depositado solo fértil, e posteriormente feito o plantio da grama sempre verde (Axonopus compressus). Na segunda quinzena do mês, pela margem esquerda do Rio Jacutinga, ao lado do acesso principal da CGH Arabutã, foi formado um novo talude. Buscando evitar eventuais problemas de instabilidade foi feita a conformação da topografia desde talude. Em análise os técnicos optaram por apenas realizar a deposição de solo fértil, deixando a semeadura para ser realizada no próximo trimestre (10º trimestre), haja visto que a região passou por um período de estiagem neste período, o que dificultaria a germinação da camada vegetal.

No geral, as inspeções realizadas neste 9º trimestre de monitoramento ambiental possibilitaram verificar que os taludes do empreendimento se encontram estáveis, e não apresentam riscos de deslizamentos ou desprendimento de blocos. Este bom resultado está associado à recuperação iniciada ainda nos trimestres anteriores, considerando que a semeadura e o plantio das gramíneas contribuíram com o aumento da estruturação do solo através das raízes, que contribuem para a absorção da água excedente e a velocidade de escoamento.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


O levantamento da população que reside próximo ao local de implantação da CGH Arabutã, bem como, da comunidade comercial e escolar da rede municipal de Arabutã - SC, foi realizado ainda no primeiro trimestre de monitoramento ambiental. Através dos dados apurados buscou-se desenvolver materiais que trouxessem conhecimento aos Arabutanenses, tanto sobre as etapas de construção do empreendimento hidrelétrico (comunicação social), assim como, sobre temas de conservação ambiental (educação ambiental).

A comunicação social foi aplicada aos moradores próximos a obra. O material elaborado para o 9º trimestre de atividades de comunicação social teve por intuito comunicara população a respeito do andamento das atividades de construção civil do empreendimento, bem como, das ações desenvolvidas para o monitoramento ambiental da CGH Arabutã.



Quanto à educação ambiental, optou-se por cativar a atenção dos comerciantes e funcionários da rede municipal, fazendo uso do tema: Espécies ameaçadas de extinção registradas na área do empreendimento. O objetivo principal de discutir este assunto foi alertar à população a importância da conservação das espécies ocorrentes em nossa região.



- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Jacutinga


O 9º esforço amostral de monitoramento da Ictiofauna foi realizado entre os dias 15 e 16 de outubro de 2020, com o uso de diferentes metodologias de captura, em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do rio Jacutinga. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer permanecendo no rio Jacutinga por 12 horas.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã após a retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos os exemplares capturados foram identificados, medidos e pesados. Aferidos os dados biométricos e feito os registros fotográficos, os peixes foram soltos novamente no rio Jacutinga. Ao todo, foram amostrados 107 indivíduos, subdivididos em 16 espécies, 04 ordens e 09 famílias. A biomassa aferida destes exemplares foi de 6,806 kg.



- Monitoramento da Fauna Terrestre


O monitoramento da fauna silvestre foi realizado entre os dias 12 a 18 de outubro de 2020, através de esforços diários, com a aplicação de busca ativa e deslocamento por transectos nas áreas de influência do empreendimento. Para as amostragens foram instaladas armadilhas de captura de acordo com as especificações exigidas na Autorização Ambiental nº 10120/2018, processo FNA/10852/CAU e Parecer Técnico nº 11882/2018 da CGH Arabutã. Durante o esforço trimestral de campo, foram identificadas 10 espécies de mamíferos, 68espécies de aves, 06 espécies de anfíbios nativos e 01 exótica e 07 espécies de répteis.



- Resgate e Salvamento de Fauna


Entre os meses de agosto à outubro de 2020 as ações de resgate e salvamento da fauna foram realizadas juntamente com as atividades de supressão vegetal. Durante o acompanhamento do desmate a equipe de biólogos da empresa Arbórea preparou os equipamentos apropriados, como: puçás, redes, jaulas e caixas, porém, não foram encontrados animais em situação de risco, aprisionados ou que apresentassem algum perigo para os trabalhadores. No entanto, destaca-se que neste trimestre não foi necessário transloucar nenhum animal, visto que dentre dos poucos indivíduos avistados apenas foram encontrados exemplares da avifauna, que por sua vez, se deslocaram facilmente fazendo uso da sua capacidade de voo. Sendo assim, o salvamento foi realizado através do afugentamento e não da captura.



- Monitoramento da Qualidade da Água


A qualidade da água do rio Jacutinga está sendo monitorada em três pontos distintos, localizados no trecho diretamente afetado pela implantação da CGH Arabutã. Sendo: O ponto 01 à jusante da casa de força, o ponto 02 futuro reservatório, e o Ponto 03 no final do reservatório. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Jacutinga, ao longo de todas as fases de construção da usina. Neste 9º trimestre de monitoramento ambiental, a coleta da água foi realizada no dia 15 de outubro de 2020. O Índice de Qualidade da Água (IQA) enquadrou-se como “Ótima” para os pontos amostrais P01 e P02, e “Boa” para o ponto P03.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Os técnicos da empresa Arbórea por meio das vistorias semanais feitas nas lixeiras implantadas no canteiro de obras, e nas baias de contenção de madeira e entulhos, neste 9º trimestre de monitoramento ambiental, realizaram o gerenciamento e controle do volume de resíduos gerados nas áreas de abrangência da obra. Ainda, foram realizadas caminhadas pela área diretamente afetada, a fim de verificar a possível ocorrência de descartes incorretos nos acessos ao empreendimento.

Vale salientar que se mantem em vigor a declaração de coleta firmada entre a empresa Sol Energia LTDA, e o Posto de Combustíveis Auto Posto Zanetti LTDA, (localizado no município de Arabutã – SC), o qual se compromete no abastecimento das máquinas e caminhões, bem como, no recebimento das embalagens e demais resíduos contaminados por óleos e graxas. O destino final deste material é o aterro do Grupo CETRIC – Central de Tratamento de Resíduos.

De acordo com a tabela de controle preenchida pelo responsável, do dia 01 de agosto ao dia 31 de outubro de 2020, foram gerados 394,0 kg de resíduos. Sendo, 149,0 kg de Papel/Papelão, 32,0 kg de Plásticos, 11,0 kg de vidro e 202,0 kg de Resíduos Orgânicos.



- Acompanhamento das Atividades de Supressão da Vegetação


Neste 9º trimestre de monitoramento ambiental da CGH Arabutã, mais precisamente entre os dias 06 a 12 de agosto de 2020, foi realizado o corte da vegetação pela margem esquerda do rio Jacutinga, nas áreas destinadas à formação do reservatório do empreendimento, em um fragmento florestal de 0,1 hectares. No local, foi retirado um volume de 10,00 metros estéreos de lenha. Ao todo, no decorrer do trimestre, foram transportados 7,00 metros estéreos e 3,4 metros cúbicos de tora, os quais estavam devidamente empilhados no pátio de estocagem da CGH Arabutã, sendo provenientes das supressões realizadas nos trimestres anteriores. Atualmente, permanecem alocados no pátio de estocagem, 4,1775 metros cúbicos de toras, e 27,22 metros estéreos de lenha.

Para o transporte e armazenamento dos produtos florestais de origem nativa foram gerados os DOF’s (Documento de Origem Florestal), documento obrigatório instituído pela Portaria n° 253, de 18 de agosto de 2006, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O material lenhoso transportado foi destinado a propriedades rurais, no município de Concordia – SC, para ser utilizado como fonte de energia para caldeiras em aviários. E as toras foram transportadas para uma serraria no município de Arabutã-SC.



- Resgate e Realocação de Indivíduos Epifíticos


Durante o corte da vegetação os profissionais da empresa Arbórea acompanharam e orientaram a equipe de corte, conduzindo com êxito as atividades de resgate e realocação das plantas epífitas encontradas nos fragmentos florestais submetidos à supressão vegetal, pela margem esquerda do rio Jacutinga. Ao todo, foram resgatados 05 exemplares, representante da espécie: Billbergia zebrina (Bromélia). A realocação foi realizada em áreas com tipologia semelhante ao local de origem, na margem esquerda do rio Jacutinga.

Durante a supervisão ambiental, a equipe também avaliou o índice de sobrevivência dos indivíduos realocados nos trimestres anteriores. No geral, os resultados mostraram-se satisfatórios.


 

8º TRIMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades de implantação da CGH Arabutã. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de maio a julho de 2020 vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.



- Melhoria das Estradas de Acesso


Buscando facilitar o tráfego de veículos e trabalhadores na área de construção do empreendimento, durante o 8º trimestre de monitoramento ambiental da CGH Arabutã, foram realizadas melhorias nas estradas de acesso já existentes nas áreas de abrangência da usina. No dia 20 de julho de 2020 foi realizado o cascalhamento e melhoria do acesso temporário, na margem direita do rio Jacutinga, possibilitando a chegada do maquinário na área de construção da ombreira do barramento.



- Construções civis


Seguindo o cronograma proposto para este 8º trimestre de atividades, foi dada continuidade aos trabalhos de construção do barramento e casa de força da CGH Arabutã, pela margem esquerda do rio Jacutinga.

No dia 10 de julho deu-se inicio pela margem direita do rio Jacutinga a limpeza da rocha na área de implantação do chumbador da ombreira. No dia 20 do mês de julho, foi realizado o nivelamento em concreto ciclópico da base da ombreira que fica localizada fora do leito do rio Jacutinga, para logo após ser iniciada a construção da estrutura. Nenhuma das atividades de construção civil foram finalizadas neste trimestre.



- Terraplanagem, Escavações e Detonações


No decorrer do 8º trimestre de atividades foram realizadas escavações na área de implantação da ombreira do barramento da CGH Arabutã, pela margem esquerda do rio Jacutinga, também foram realizadas pequenas intervenções na área de formação de reservatório, todos os trabalhos neste período foram direcionados a estes locais.

Durante este trimestre não ocorreram detonações, entretanto, foram realizados pequenos desmontes de rochas com o auxilio de retroescavadeira, na área do chumbador da ombreira na margem esquerda.



- Implantação de Placas Informativas


A sinalização na obra da CGH Arabutã consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é informar e garantir a segurança dos visitantes e trabalhadores. Neste trimestre não foram implantadas novas placas, apenas foram supervisionadas as já existentes.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Esse programa visa monitorar a evolução dos processos de estabilização do solo, nos taludes de corte e aterro da obra. No período de maio a julho de 2020, os profissionais da empresa Arbórea realizaram vistorias em toda área de abrangência da CGH Arabutã. A equipe buscou além de supervisionar a instabilidade dos taludes existentes, evitar e mitigar os deslizamentos e desmoronamentos que possam vir a ocorrer na área.

As inspeções realizadas neste 8º trimestre de monitoramento ambiental, possibilitaram verificar que os taludes se encontram estáveis, e não apresentam riscos de deslizamentos ou desprendimento de blocos. Este bom resultado está associado à recuperação iniciada ainda nos trimestres anteriores. A semeadura de gramíneas contribuiu com o aumento da aeração, e a velocidade de infiltração da água, diminui a densidade do solo. Os taludes que não apresentaram cobertura vegetal serão submetidos novamente à recuperação, através da deposição de solo fértil e semeadura de gramíneas.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


O levantamento da população que reside próximo ao local de implantação da CGH Arabutã, bem como, da comunidade comercial e escolar da rede municipal de Arabutã - SC, foi realizado ainda no primeiro trimestre de monitoramento ambiental. Através dos dados apurados buscou-se desenvolver materiais que trouxessem conhecimento aos Arabutanenses, tanto sobre as etapas de construção do empreendimento hidrelétrico (comunicação social), assim como, sobre temas de conservação ambiental (educação ambiental).

A comunicação social foi aplicada aos moradores próximos a obra. O material elaborado para o 8º trimestre de atividades de comunicação social teve por intuito comunicar a população a respeito do andamento das atividades de construção civil do empreendimento, bem como, das ações desenvolvidas para o monitoramento ambiental da CGH Arabutã.



Quanto à educação ambiental, optou-se por cativar a atenção dos comerciantes e funcionários da rede municipal, fazendo uso do tema: Objetivos de desenvolvimento sustentável. O objetivo principal de discutir este assunto foi demonstrar à população a possibilidade de mudança no futuro do planeta, através de metas e objetivos.



- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Jacutinga


O 8º esforço amostral de monitoramento da Ictiofauna foi realizado entre os dias 23 e 24 de julho de 2020, com o uso de diferentes metodologias de captura, em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do rio Jacutinga. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer permanecendo no rio Jacutinga por 12 horas.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã após a retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos os exemplares capturados foram identificados, medidos e pesados. Aferidos os dados biométricos e feito os registros fotográficos, os peixes foram soltos novamente no rio Jacutinga. Ao todo, foram amostrados 24 indivíduos, subdivididos em 07 espécies, 03 ordens e 05 famílias. A biomassa aferida destes exemplares foi de 1,505 kg.



- Monitoramento da Fauna Terrestre


O monitoramento da fauna silvestre foi realizado entre os dias 18 à 24 de julho de 2020, através de esforços diários, com a aplicação de busca ativa e deslocamento por transectos nas áreas de influência do empreendimento. Para as amostragens foram instaladas armadilhas de captura de acordo com as especificações exigidas na Autorização Ambiental nº 10120/2018, processo FNA/10852/CAU e Parecer Técnico nº 11882/2018 da CGH Arabutã. Durante o esforço trimestral de campo, foram identificadas 17 espécies de mamíferos, 62 espécies de aves, 05 espécies de anfíbios nativos e 01 exótica e 06 espécies de répteis.



- Resgate e Salvamento de Fauna


Neste 8º trimestre de monitoramento ambiental, os profissionais da empresa Arbórea realizaram vistorias nas áreas destinadas a supressão vegetal da CGH Arabutã, a procura de espécies da fauna que por ventura estivessem em condições de risco. No entanto, não houve a necessidade de translocar nenhum animal, visto que entre os poucos indivíduos avistados, foram encontrados apenas exemplares da avifauna, que se deslocam facilmente através da sua capacidade de voo.



- Monitoramento da Qualidade da Água


A qualidade da água do rio Jacutinga está sendo monitorada em três pontos distintos, localizados no trecho diretamente afetado pela implantação da CGH Arabutã. Sendo: O ponto 01 à jusante da casa de força, o ponto 02 à montante do barramento e o Ponto 03 no final do reservatório do empreendimento. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Jacutinga, ao longo de todas as fases de construção da usina. Neste 8º trimestre de monitoramento ambiental, a coleta da água foi realizada no dia 22 de julho de 2020. O Índice de Qualidade da Água (IQA) enquadrou-se como “Boa” para todos os pontos amostrais.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Entre os meses de maio a julho de 2020, 8º trimestre de monitoramento ambiental, foi dada continuidade nas atividades de construção civil da CGH Arabutã. Neste trimestre, os técnicos da empresa Arbórea, por meio das vistorias semanais feitas nas lixeiras implantadas no canteiro de obras, e nas baias de contenção de madeira e entulhos, realizaram o gerenciamento e controle do volume de resíduos gerados nas áreas de abrangência da usina. Ainda, foram realizadas caminhadas pela área diretamente afetada, a fim de verificar a possível ocorrência de descartes incorretos nos acessos ao empreendimento.

De acordo com a tabela de controle preenchida pelo responsável, do dia 01 de maio ao dia 31 de julho de 2020, foram gerados 324,0 kg de resíduos. Sendo, 118,0 kg de Papel/Papelão, 19,0 kg de Plásticos, 7,0 kg de vidro e 180,0 kg de Resíduos Orgânicos.



- Acompanhamento das Atividades de Supressão da Vegetação


Neste 8º trimestre de monitoramento ambiental da CGH Arabutã, entre os dias 10 a 15 de julho e os dias 20 a 30 de julho, foi realizado o corte da vegetação pela margem direita e esquerda do rio Jacutinga, nas áreas destinadas à formação do reservatório, em dois fragmentos florestais que somam entre si 0,44 hectares. No local, foi retirado um volume de 39,00 metros estéreos de lenha. Ao todo, no decorrer do trimestre, foram transportados 46,00 metros estéreos, os quais estavam devidamente empilhados no pátio de estocagem da CGH Arabutã, sendo provenientes das supressões realizadas neste trimestre e nos trimestres anteriores. Atualmente, permanecem alocados no pátio de estocagem, 7,57 metros cúbicos de toras, e 24,22 metros estéreos de lenha.

O material lenhoso transportado foi destinado a diversas propriedades privadas, localizadas nos municípios de Concórdia, Arabutã e Seara - SC. Para o transporte e armazenamento dos produtos florestais de origem nativa foram gerados os DOF’s (Documento de Origem Florestal), documento obrigatório instituído pela Portaria n° 253, de 18 de agosto de 2006, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).



- Resgate e Realocação de Indivíduos Epifíticos


Durante o corte da vegetação os profissionais da empresa Arbórea acompanharam e orientaram a equipe de corte, conduzindo com êxito as atividades de resgate e realocação das plantas epífitas encontradas nos fragmentos florestais submetidos à supressão vegetal, pela margem direita do rio Jacutinga. Ao todo, foram resgatados 11 exemplares, representantes das espécies: Aechmea calyculata (Bromélia) e Polystachya estrellensis (Orquídea). A realocação foi realizada em áreas com tipologia semelhante ao local de origem, na margem direita do rio Jacutinga.

Durante a supervisão ambiental, a equipe também avaliou o índice de sobrevivência dos indivíduos realocados nos trimestres anteriores. No geral, os resultados mostraram-se satisfatórios.



- Certidão de Conformidade Ambiental


Comunica-se, mesmo não fazendo parte deste trimestre de monitoramento, que no dia 18 de fevereiro de 2020 o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina- IMA concedeu, pela Resolução CONSEMA nº 98/2017, a Certidão de Conformidade Ambiental (n° 523475/2020) da linha de transmissão da CGH Arabutã, com 23.1 KV.

137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page